Localizado próximo do Rio Grande o Mucambo é habitado por remanescentes de quilombolas, reconhecidos pela Fundação Palmares. As melhorias no povoado são constantes. Em dezembro de 2009 todas as ruas foram encascalhadas pela Prefeitura, agora, serão pavimentadas. “Além de embelezar o povoado, a pavimentação trará melhor qualidade de vida aos moradores. Com o fim da poeira, o local que já é procurado pelos turistas, certamente terá ainda mais visitantes”, diz o assessor de gabinete, Aguinaldo Junior.
É um povoado com aproximadamente 3mil habitantes, que sobrevive da agricultura de subsistência e do turísmo local, por conta do grande recurso natural Rio grande, que os privilegia na localidade. Além do Rio Grande como fonte turística, o povoado do Mucambo oferece alguns bares de aconchego no final de semana como: Bar da Tia Léia dentre outros que oferece o pirão de galinha caipira e outras guloseimas da localidade.
Além do mais, o povoado do Mucambo também oferece algumas atrações festivas dentro do calendário local como: festa de reisado, festa do Divino, grupo de samba de rodas, projeto raízes comemorado nas escolas da região, Festas junina.
Que trabalho lindo, como é bom ter tantas informações. Muitas pessoas tem conhecimento deste povoado mas não tem conhecimento de sua história.
ResponderExcluirObrigado pelas informações
ResponderExcluirCaros, muito legal preservar a história. Por acaso vocês tem agum registro escrito ou fotográfico da estação ferroviaria de Mucambo? Referente a Estrada de Ferro Ilhéus a Poiri? Pode me enviar? Meu e-mail: sdjsdj@terra.com.br
ResponderExcluir